Projeto arquitetonico

Projeto Arquitetônico

Projeto Arquitetônico compõe-se de um conjunto de desenhos técnicos que começam com estudos preliminar, é a fase inicial de um projeto onde o profissional estuda as opções da planta baixa e layout para os ambientes, devendo assim averiguar a melhor forma de distribuir os espaços corretamente sempre seguindo as normas técnicas da edificação. Dessa maneira certificando a rapidez na documentação e garantindo a qualidade da edificação.

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:

Programa de Necessidades

Inicio das necessidades para elaboração do projeto arquitetonico, etapa importante na elaboração. Nesta primeira fase o cliente informa o que ele deseja na sua edificação, seus gostos e preferências. Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto. Após é coletado os documentos da propriedade para saber se está regularizado, assim evitando retrabalho futuros e garantindo economia de tempo e dinheiro.

Levantamento de Dados

Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do Plano Diretor Municipal para analisar o que é ou não possível realizar no local.

Estudo Preliminar

Nessa fase partimos para execução dos projetos. São desenvolvidos os estudos iniciais, como orientação solar, incidência de correntes de vento, vistas privilegiadas, etc. Nessa etapa é necessário ficar atento as “revisões infinitas”, porque senão o projeto não sairá do papel, desgastando ambos os lados e desperdiçando tempo e dinheiro.

Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo

Aqui são realizadas plantas mais específicas e detalhadas do projeto como: Planta Baixa, Planta de Situação, Planta de Locação, Planta de Cobertura, Layout, Vistas e Elevações ou fachadas, requisitos essenciais para provação do projeto na prefeitura.

Projeto Legal

Projeto para aprovação na prefeitura, para obtermos o alvará de construção e a obra poder ser iniciada. A partir desse momento não é permitido mais alguns tipos de alterações no projeto, como tamanho de cômodos, por exemplo. Pois isso pode gerar multas e até mesmo embargo da obra.

Projeto Executivo e Detalhamentos Finais 

O projeto executivo tem finalidade de assegurar que a edificação saia de acordo com o projeto e normas de execução, garantindo a resistência e qualidade da construção. Toda construção tem que ter um acompanhamento de um profissional qualificado, o mesmo irá se basear no projeto e normas para realizar a construção. Portanto, esse projeto tem que ser bem detalhado, especificando a paginação de pisos e forros, revestimentos, pontos de água e luz, etc. Também é nessa etapa que são finalizados os orçamentos e detalhes do planejamento da obra.

 

Projeto 3D

A apresentação em 3D conhecido também como projetos bidimensionais, permite simular exatamente as qualidades e particularidades do projeto, demonstrando assim, de modo palpável o detalhamento técnico. Por isso, uma planta em 3D bem detalhada impacta em economia de tempo e insumos durante a execução, tendo em vista que muitos problemas que só seriam constatados nas obras são averiguados e solucionados por meio da modelagem 3D. Dessa forma, quanto menos conflito menor é a chance de retrabalho, também garante que o cliente possa visualizar de forma mais clara o projeto.

 

Para saber mais sobre Projeto Arquitetônico e Projeto 3D e habite-se siga nossa rede social.