O SPDA Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, também conhecido como para raios. O SPDA é regido pela NBR 5419, e passou a se tornar item de segurança obrigatório pelo Corpo de Bombeiros. Sua principal função é minimizar os impactos gerados pelas descargas atmosféricas, que podem causas danos a estrutura das edificações, incêndios e explosões.

 

o que é spda-para raios

 

QUAIS SÃO OS TIPO DE SPDA (PARA RAIOS)?

O SPDA é composto por 3 sistema, o sistema de captação, descidas e aterramento, quem fazem a proteção da edificação e das pessoas dentro do volume de proteção. No mercado existem 3 métodos de dimensionamento do SPDA como exemplo temos:

  • Método Franklin,
  • Gaiola de Faraday,
  • Método da esfera rolante ou eletrogeométrico;

Os sistema mencionados acima contemplam o SDPA Externo, podendo ser isolado e não isolado.O primeiro se refere ao método esfera rolante, ou com a instalação do mastro e sistema de aterramento externo a edificação.Já o segundo, contempla o sistema de captação e descida instalados na edificação, como exemplo temos a instalação de barras chatas de alumínio como descida.

 

O QUE É UM SPDA ESTRUTURAL?

O SPDA Estrutural é um sistema onde se utiliza Rebars (vergalhões), fabricados para o uso nas armaduras da edificação, como descida e sistema de aterramento do para raios.Também é possível utilizar as ferragens ou armaduras das edificações como sub sistema de descida e aterramento.

No entanto, para tal uso, é necessário se realizar um teste de continuidade elétrica nas ferragens, para verificar se as mesmas apresentam continuidade, e se os valores estão dentro do exigido pela NBR 5419.

QUEM PODE ASSINAR PELO SPDA?

Segundo NBR 5419, somente engenheiro eletricista pode assinar ART (Anotação de Responsáveis Técnica) referente a laudo, projetos e execução de obras no para raios.

A melhor maneira de se instalar um para raios, é contratando uma empresa SPDA especializada e que tenha uma equipe técnica com funcionários treinados.

 

PARA SABER MAIS SOBRE EMPRESA DE SPDA – PARA RAIOS ENTRE EM CONTATO CONOSCO.

 

Para saber mais sobre nossos serviços, siga nossa rede social.

Nossa equipe de suporte está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!